terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A linguagem dos bebés

O meu niquinho, tem apenas 27 dias, mas estes já foram os suficientes para que eu lhe dissesse, "oh niquinho que tens tu... diz à mamã".

imageNão me posso queixar, dos seus choros porque são pouco ferquentes nem das más noites, tenho de facto em casa um bebé tranquilo, mas como todos os bebés tem os seus momentos de choro, momentos que eu tento minimizar mas que já por algumas vezes não consegui, não consegui porque não percebo o que posso fazer para o apaziguar.

Existe uma listinha de coisas que podemos enumerar como pertubadoras da tranquilidade de um bebé, como fome,  dor ou cólicas, necessidade de arrotar, frio ou calor, fralda suja, desconforto, cançaço e soninho, e quando os bebés choram, vamos eliminando todas as hipoteses de forma a acalentá-los e confortá-los.

Cada criança é unica e nenhuma nasce com livrinho de instruções, a maneira de tratar delas traduz-se em ensinamentos que, vão passando das avós para as mães, dos livros e guias que lemos sem parar e dos conselhos dos pediatras. Muitas vezes os pais perguntam-se o que estão a fazer de errado, e muitas vezes tudo aquilo que tentaram aprender não é suficiente para resolver o problema do choro do bebé.

Priscilla Dustan, é uma Mãe australiana com capacidades auditivas acima do normal, que identificou cinco tipos diferentes de choro de bebés e fez-los corresponder a cinco necessidades básicas: 1ª -- Neh - Fome, 2ª -- Owh - Cansaço/Sono, 3ª -- Heh - Desconforto, fralda suja, calor, frio, 4ª -- Eh - Arrotar, 5ª -- Eairh - Dor/Cólicas.

Com esta ajuda já consegui desvendar alguns tipos de necessidades do Joãozinho, não é fácil identifica-los à primeira, de todo, é mesmo muito complicado, mas ouvir repetidamente as instruções da Priscilla Dustan ajudam a educar o ouvido e o resto é trabalhado pelo instinto de mãe.

Deixo-vos aqui o link para a sua página oficial http://www.dunstanbaby.com e também um video do You Tube.

 

 

Os Meninos da Mamã Template by Ipietoon Cute Blog Design