Dizem que estas histórias do Goscimmy e Sempé, são histórias infantis e para crianças, contudo eu digo, "nada disso", tanto os adultos como as crianças deveriam ler pelo menos uma vez um dos volumes do Menino Nicolau.
São livros absolutamente brilhantes, histórias recheadas de humor, ternurentas e simples, bem ajustadas à realidade, a sua leitura nada maçuda, aumenta a boa disposição e ajudam gestantes em repouso a passarem o tempo!!!
Deixo-vos um trecho e pergunto, "Digam lá se não é um delicia?"
"Ponho as coisas em Ordem"
- Vou sair durante uma hora - disse-me a mamã - e ficas sozinho em casa. Quando chegar, quero o teu quarto em ordem e não faças asneiras.
Assim que a mamã saiu, eu resolvi pôr as coisas em ordem. Quantos às asneiras, não estava nada preocupado; agora que sou crescido, já não as faço. Pelo menos, não como fazia antes do meu aniversário, há três meses.
(...)
Despachei-me a apanhar os bocados maiores que meti no lixo, e quanto ao resto tive uma ideia formidável: resolvi lavar a entrada à frente da porta. Fui à cozinha buscar àgua, mas aí, chapéu; por mais que virasse tudo de pernas para o ar, não consegui encontrar o balde para levar àgua. Como já não tinha muito tempo antes que a mamã voltasse e queria fazer-lhe uma boa surpresa deixando tudo bem lavado, decidi ir buscar a terrina da sopa, aquela grande que tem um fiozinho dourando e que a mamã tira do armário quando há convidados. É a maior que nós temos. Para chegar a terrina, que estava dentro do armário, tive de subir para cima do banco, e eu gosto muito de fazer isso, mas não é facil. Havia um monte de pratos à frente da terrina. É preciso que se diga que a mamã é um bocadinho desarrumada, porque uma terrina não devia estar arrumada no fundo do armário, nunca se sabe quando vamos precisar dela para lavar qualquer coisa. Vou ter de dizer isso à mamã.
Mas enfim eu desenvencilho-me bem, la consegui chegar à terrina. Os dois pratos que se partiram não é nada de grave, porque, afinal de contas, ainda ficaram vinte e dois, e nós nunca temos vinte e dois convidados em casa de uma só vez!
(...)
Lembrei-me que me tinha esquecido de fechar a torneira, e como o lava-louças estava entupido com os cacos dos pratos havia água por todo o lado. Nos mosaicos, não é nada de muito grave, e com o sol há-de secar depressa e a mamã não terá de esfregar o chão; é uma coisa que a cansa, e ela não gosta nada disso.
"O Regresso do Menino Nicolau" - Volume II, Terorema, Sesámo Maior.
0 Meninos:
Enviar um comentário